quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Início do século XX



Existiu algo interessante antes da maravilhosa década de 20? Claro, né! Havia muitos babados, espartilhos, chapéus, rendas e muita ostentação, mas não é por isso que não é bonito. Acho que todos já se imaginaram vivendo assim incrivelmente, à la Maria Antonieta.

Mas sem exageros: o início do século XX foi marcado pela tradição do século anterior e na moda prevalecia a herança dos vestidos extravagantes que prezavam a forma ao conforto. Tanto é que o espartilho era usado para marcar o corpo da mulher, acentuando sua postura e projetando o busto para frente, deixando-as com cinturas finíssimas. Além disso, o corpo feminino deveria ser todo escondido, inclusive as botas eram usadas para que as canelas não aparecessem.

Plumas, babados, rendas, pérolas e volume eram essenciais, as cores eram predominantemente em tons pastel.


O período que vai do final do XIX até a I Guerra (1914) e que ficou conhecido como Belle Epoque foi característico de Paris. As parisienses, desde já, eram objetos de inspiração para as mulheres pelo mundo.
Podemos ver a Belle Epoque no filme Moulin Rouge e até nas ilustrações sobre o cabaré. Dentre outros, o filme Cheri também dá para se ter uma ideia desse período, mas de um ponto de vista diferente de Moulin Rouge.




Não temos como reviver esse período na moda, digo transformá-lo em tendência ao pé da letra, mas sempre podemos pegar referências. Os eventos de gala da realeza, por exemplo, me lembram muito essa época, os chapéus e as cores são bem releitura da época e que se tornaram dress code hoje. Pena que são poucos que podem aproveitar.



Esses são vestidos de gala da Rainha Elizabeth

Nenhum comentário:

Postar um comentário