quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Sutiã!

Em minhas andanças sobre informações e curiosidades, fui descobri que o sutiã também surgiu no início do século XX (juro que vou passar desse início logo)! Digo, o sutiã moderno, parecido com oque conhecemos hoje, porque ao longo dos muitos anos na história, as mulheres criaram artifícios de sustentação aos seios, sejam as gregas enrolando panos,ou mesmo os espartilhos.
E não é que é polêmica a história dessa peça...Parece que foi criado por três pessoas, um francês e duas americanas, em anos diferentes! Paul Poiret, o francês, decretou o fim do espartilho com vestidosde novos modelos que não funcionavam com espartilho. Mary Phelps Jacob inventou e patenteou (em 1914) o sutiã, e parece que ainvenção surgiu de tamanha insatisfação de dançar com espartilho. Mas, em 1893 já havia sido patenteado um modelo criado por Marie Tucek, conhecido como‘porta-seios’.
O mais inacreditável dessa história é que a MaryPhelps Jacob – a patentear o‘sutiã’ – vendeu sua patente para a Warner Bros,pois achou que não iria vingar. Coitada dela, essa ai sabe o que perdeu!

A esqueda, modelo de 1893, e a direito o de 1914.

Como tudo nessa vida, o sutiã envelheceu e sofreu modificações, já foi até símbolo de opressão para asmulheres. E já fez 100 anos! Em 1907 a Vogue mencionará o sutiã e essa data foiconsiderada o ‘nascimento’ dele.


Esse é o modelo da décadade 20. O importante aqui era achatar os seios. Acho que foi o único período dahistória feminina em que as mulheres não queriam ter peito. Os anos vinte foram muito revolucionários!


Nos anos 30, 40 e 50 odesejo era ter seios empinados, surgiram modelos com bojo, estruturados, commais enchimento e em 50, em nylon.


Nos anos 60 adolescentes viram um publico de interesse aos fabricantes,os sutiãs ganham ar mais angelical, com estampas florais. No final da década, as mulheres queimam seus sutiãs no movimento feminista.
Em 70, as mulheres aboliram o uso da peça, que começou a usartransparência e rendas em sua confecção. (Em 1977 a Victoria’s Secret foifundada)


Em 80 e 90 surge a Lycra e misturada ao algodão, conforto se torna a palavra de ordem.
Madonna lança moda, com o modelo do Jean Paul Gaultier que ficou eternizado,e tornou a underwear em outwear.


Hoje a peça está cheia de tecnologia. Os diversos modelos de sutiãs se adaptam a qualquer tipo de decote. O efeito desejado é o 'efeitosilicone'. Enquanto não se coloca a prótese tem o sutiã, hahaha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário