quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Diana Vreeland + Festival do Rio

Fugindo um pouquinho do década de 20, dando uma respirada, resolvi compartilhar aqui sobre um filme que vi no Festival do Rio (que dura até o final da semana que vem!) sobre a Diana Vreeland. Aos que não sabem, Diana Vreeland foi uma personalidade e tanta no mundo da moda, ela foi editora de moda (a primeira editora de moda) da Haper's Bazaar, depois editora da Vogue Americana e em seguida curadora do Costume Institute do MET.
Sempre achei ela incrível, pelo que lia na internet e talz. Faz alguns meses que achei uma biografia dela na Saraiva - o que foi uma grande surpresa para mim - e comprei na hora. Como o livro é grande e em inglês, eu continuo lendo ele, hehe, o livro é Diana Vreeland: An Illustrated Biography (Dwight, Eleanor).
Ai, como estava dizendo, está rolando um documentário sobre ela no Festival do Rio e hoje fui vê-lo. O documentário é bom, inclusive porque não há muitas imagens da Diana, então foi meio adaptado. E eu senti que o filme é muito similar ao livro.
Ao longo do filme passam as décadas, e é claro, a moda. Com foco na Belle Epoque, na década de 20 e na década de 60. Infelizmente, não consigo achar trailer no documentário pela internet, mas ainda há algumas (4) sessões do filme. Aqui tem os horários e locais


Três personagens de filmes foram inspirados na Dianna, que foram:
A editora da revista de moda, Maggie Prescott em Funny Face (Cindelera em Paris). Think Pink



Há também a personagem da editora em Blow Up. Desculpem, mas não sei o nome da personagem.
E a personagem da Miranda em O Diabo Veste Prada, que apesar de falarem que foi inspirado na Anna Wintour e blá blá, na minha opinião os gestos da personagem no filme são exatamente os os descritos tanto no livro, como no filme, como os da Diana.


Então, é isso, um post rapidinho para aqueles que querem aproveitar o Festival do Rio :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário