quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Ícone brasileiro - Carmen Miranda


Vou começar a falar da década de 40 mas hoje, através de um ícone brasileiro. Esse post é mais um gostinho da década de 40. Enfim, Carmen Miranda, estamos ai!


 A celebridade - acho que posso chama-la assim, já que tinha inumeras atribuições - portuguesa fez estrondoso sucesso aqui no Brasil e nos EUA e influenciou de maneira muito forte na moda - e comportamento, e principalmente na música - da época e nos anos seguintes. Não falo aqui, nem é essa a intenção desse post, que o estilo da Carmen Miranda é característico da década de 40, muito pelo contrário, podemos pensa-la como antagonica, exagerada no meio no contexto de guerra que tinha no mundo.

 Ela foi responsável pela criação da brasilidade no exterior. Muito da relação que o Brasil tem com a vivacidade, povo colorido, frutas, samba, e todo lenga lenga que conhecemos, devemos também a Carmen (intima). A figura dela era uma maneira de divulgar a cultura latino americana, e a fantasia de baiana de Carmen, foi a primeira fantasia, de fato, brasileira. Pode-se dizer que ela era como um retrato do Brasil para os estrangeiros - até porque nós, brasileiros, sabemos que o Brasil não é só Carmen Miranda, e acredito que na época também se pensava assim.


 Fez sucesso em Hollywood, na indústria músical, era um fenomeno pop. Era pequenina (1.55) e por isso só usava plataformas enormes. Além da plataforma, caracterízava o visual de Carmen as pulseiras, os colares de bola, os íconicos turbantes, as frutas, a barriga de fora, os babados, as rendas, o ombro de fora.

Algumas curiosidades sobre ela:
Era responsável pelos próprios figurinos, costurava suas roupas. 
Usava sutiã para achatar seus seios fartos.
Lançou moda, também, dos casaquinhos masculinos.
Foi uma das primeiras mulheres a fazer cirurgia estética - operou o nariz e não gostou - no Brasil.

Há um Museu da Carmen Miranda no Rio de Janeiro (Av.Rui Barbosa 560 - Flamengo, RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário